terça-feira, 31 de março de 2015

História dos Saveiros de Vela de Içar


Por quase cinco séculos os saveiros preenchem funções variadas na Bahia, entre estas de vasos navais artilhados para a defesa da Baía de Todos os Santos - BTS, embarcações para o transporte de cargas comerciais e de pessoas entre as cidades do entorno da BTS e do Recôncavo Baiano.

No século XVII é mencionada a presença de cerca de 1200 desses saveiros singrando as águas da Baía de Todos os Santos assim como compondo sua paisagem e contribuindo para a formação de sua identidade (Mascarenhas & Peixoto, 2009). Observamos que na atualidade restam cerca de 19 saveiros em condições de navegação. Estas embarcações têm nas ações do Iphan, de outras instituições públicas e privadas, além é claro dos proprietários, saveiristas ações de salvaguarda, que ainda hoje contribuem para atividades econômicas a partir desta embarcação.

Ações diárias que vêm contribuindo para que esta embarcação seja compreendida como patrimônio cultural nacional, garantindo a preservação de suas especificidades, contribuindo de maneira clara para o processo de patrimonialização das embarcações que constituem uma das feições mais claras da BTS, assegurando, ainda, a utilização do objeto tombado em um processo de desenvolvimento local junto às comunidades e seus sistemas econômicos.
Assim, a Associação Saveiros de Vela de Içar da Bahia composta por 13 saveiros, busca nesse momento realizar ações de preservação e ação cultural a partir do Projeto “Preservação Material e Imaterial dos Saveiros do Recôncavo Baiano”. 

0 comentários:

Postar um comentário