quarta-feira, 15 de abril de 2015

Tradição e Conservação

Dia 18  de abril, acontecerá uma grande ação que pretende unir a tradição dos centenários saveiros da Bahia à preservação dos manguezais da Baía de Todos os Santos. Promovida pelo Projeto CO2 Manguezal, patrocinado pela Petrobras  por meio do Programa Petrobras Socioambiental, serão reflorestados 3,5 hectares de manguezais  na cidade de São Francisco do Conde.  Participarão do evento mais de 200 pessoas entre pescadores, marisqueiras, saveiristas, estudantes, ambientalistas e  a equipe técnica do Projeto.

Patrimônio naval da Bahia, os saveiros são parte fundamental da história da Baía de Todos os Santos. Ao longo dos anos, eles assumiram a função de transporte de alimentos, materiais de construção, animais e todo tipo de mercadorias, promovendo o desenvolvimento socioeconômico da região do Recôncavo Baiano. Agora, o saveiro se presta à função de preservação dos manguezais, ao transportar 15 mil mudas das espécies Mangue Vermelho (Rhizofhora Mangle) e Mangue Preto (Avicennia Schaueriana), que possuem a maior  capacidade de capturar e armazenar o carbono atmosférico que causa o efeito estufa.


Com essa ação o Projeto CO2 pretende mobilizar e conscientizar a comunidade e entidades comprometidas com a defesa do meio ambiente. É necessária a ação integrada de todos esses agentes para o devido reconhecimento da importância ambiental, socioeconômica e cultural dos manguezais e saveiros da Baía de Todos os Santos.

INSTITUIÇÕES PRESENTES NO EVENTO
Fundação Vovó do Mangue, UFRB, Colônia Z-07, Colônia Z-05, Federação dos Pescadores do Estado da Bahia, Superintendência da Pesca na Bahia, Viva Saveiros, ASVIBA - Associação dos Saveiros de Vela de Içar da Bahia, Músicos do Grupo Cantarolama, Associação de Pescadores e Marisqueiras da Comissão e Baixinha, Prefeitura de São Francisco do Conde.

Contatos:

Fundação Vovó do Mangue - Tel: (75) 3526-1724
Asviba - Tel: (75) 3527-3043


0 comentários:

Postar um comentário