segunda-feira, 18 de maio de 2015

Histórias de Maragojipe

Segundo Osvaldo Sá, o Cai-já foi o primeiro bairro a pavimentar com pedras irregulares. Este fato aconteceu em 1841. Todavia, um trecho daquela artéria que era bastante escorregadio, onde o passante descuidado poderia cair, sobretudo em época chuvosa, em face a minadouros em suas proximidades.
Em 1851, aconteceu melhorias e a ampliação do trecho pavimentado, até que terminou aquele calçamento mal trabalhado e que evitando poças e lama em dias de chuva.
Vale ressaltar que esta via era muito importante para a economia da cidade, justamente por causa da da condução dos comerciantes, feirantes, produtos e pessoas. A Feira do Cai-já era uma das mais movimentadas do Recôncavo Baiano, e os saveiros transportavam mercadorias e passageiros para Cachoeira, São Roque, Barra, Salvador e outras comunidades.
Em 1927, ano dessa imagem, o Rio Paraguaçu era nossa via principal e o Cai-já era a nossa Entrada. Somente a partir da década de 60 que a entrada da cidade mudará devido a política nacional de valorização dos automotivos.
Nosso amigo Jorge Abraão retrata uma outra questão sobre a nomenclatura do bairro do Cajá, na verdade, enquanto Osvaldo Sá escreve Cai-já, outros, como Jorge Abraão escreve Cajá devido a existência de uma Cajazeira no bairro. O fruto deu nome à localidade.
Coisas de Maragogipe!!!
Abraços e até a próxima

0 comentários:

Postar um comentário